Sem estresse

07/10/2009 17:39

A contagem regressiva para as férias costuma ser um período de provas e trabalhos que não acabam mais, mas existem maneiras de passar por ele sem se descabelar
 

SHUTTERSTOCK

Quando chegam as semanas de prova de final de ano, muita gente se desespera para tentar aprender, de uma vez, todo o conteúdo que o professor ensinou pouco a pouco. O que acontece é que nem todo mundo prestou atenção nas aulas porque, enquanto ele explicava, algumas pessoas estavam mais preocupadas em colocar o papo em dia. Conhece essa história? Para quem precisa recuperar uns pontinhos, a corrida contra o tempo parece ainda pior, mas fique calma! Testar seus conhecimentos não é motivo para pânico, especialmente para quem estava atenta na classe, fez as lições e revisou a matéria em casa – se você ainda não tem esse hábito, fica a dica e é sempre tempo de experimentar. Nesse caso, fazer a prova é só uma maneira de saber que você cumpriu seu papel: foi para a escola para aprender coisas novas e realmente aprendeu. “Vale a pena estudar pelo menos duas horas, todos os dias. Essa é a melhor maneira de fixar o conteúdo e poder relaxar na hora da avaliação”. Se a matéria não é a sua preferida, um bom começo é não fazer careta para os livros, ter um caderno bonito, bemorganizado e perder a vergonha de tirar as dúvidas em sala.

Com a cara nos livros

Quando for estudar em casa, inicie pela disciplina que você mais gosta e alterne com uma que tenha mais dificuldade. É uma forma de se motivar e aproveitar bem seu tempo de estudo. Na hora de pegar aquele assunto mais complicado, nada de preguiça, dedique-se mais a ele do que aos outros temas para evitar recuperações e reprovações. Monte um grupo de estudos – não de fofoca! – para que suas amigas possam se ajudar e tente procurar uma parte legal no conteúdo. Nada é inteiramente chato.

Nem pense em revisar a matéria toda um dia antes do exame, isso só vai aumentar sua aflição, e a ansiedade só atrapalha. “Tenha confiança em você, no que estudou e evite ficar perto de coleguinhas pilhadas, muito nervosas. Isto é contagioso”, aconselha Edna.

Sentir medo é natural, porque não sabemos como será a cobrança do professor e o nível de dificuldade das questões, só não vale se deixar dominar por ele. Pense que você é uma menina capaz, que frequentou as aulas, estudou em casa e o teste é apenas uma maneira de colocar esse conhecimento no papel.

Outra ideia é procurar relaxar na véspera da prova, fazer algum programa ou atividade que você goste. É uma oportunidade de deixar a tensão de lado e, no dia seguinte, fica mais fácil ter tranquilidade para se lembrar de tudo no momento certo. Sem traumas!

—————

Voltar